PT

Bruno Zanardo, natural de São Paulo, fotógrafo, publicitário, pesquisador em artes visuais, professor e diretor de fotografia para cinema. 
Foi o fotógrafo oficial do Miss Universo para toda a mídia nacional e internacional. Suas fotos foram publicadas nos maiores jornais do Brasil e do mundo. 
Contribui também para as agências Fotoarena, O Globo, Agência Estado, Folha Press, agência internacional Getty Images e LatinStock. 
Bruno Zanardo realizou também exposições individuais e coletivas em âmbito nacional e internacional, incluindo menções honrosas. 
Como professor, ministrou curso de Fotografia Culinária no SESC-Sorocaba/SP; Fotografia de Moda na Semana do Audiovisual (SEDA) e a palestra “Profissão: Fotógrafo – Segmentos e Mercado” na Feira Norte do Estudante 2013 e participou do Encom em Jaraguá do Sul, onde palestrou junto de profissionais de peso da publicidade brasileira, como Rodrigo da Matta da JWT, Mario Assim, do Banco de Eventos e Marcel Beli, da Prefeitura de Curitiba. 
Além disso, foi o fotógrafo do livro comemorativo de 50 anos do Centro de Instrução de Guerra na Selva, o “CIGS”, trabalhando para o Exército Brasileiro. 
Durante 6 anos trabalhou na Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas, acompanhando os governadores: José Melo, David Almeida, Amazonino Mendes e Wilson Lima.
Suas imagens estão presentes em livros didáticos e artísticos, como “Fotografia Culinária”, AP&S Editorial, 2010 e “Que seja eterno enquanto dure”, Soler Editora. 
Como diretor de fotografia de cinema, dirigiu o curta documentário “69 – Praça da Luz/Luz Square”, ganhou 6 prêmios nacionais e internacionais, foi exibido no Canal GNT na Semana das Mulheres e em Berlim. Hoje faz parte do acervo do MOMA (Museum of Modern Art of New York).
Dirigiu também os curtas metragens: "Felling Blue" e recentemente "Naquele dia escuro", vencedor de melhor curta no Festival Mix Brasil 2022, melhor curta ficção - Cine Las Americas 2023 e melhor diretor no Festival Rio LGBTQIA+ 2023.  
Na música, dirigiu a fotografia do clipe de Dan Nakagawa, Todo Mundo o Tempo Todo/ 2012, além do clipe Só Paro Se Cair de Daniel Peixoto, que, com o material produzido foi consagrado Artist of the Week, pela MTV Americana em 2011, sendo veiculado também na MTV Austrália e Inglaterra. Entre seus cliente estão: Itaú, Brahma, Exército Brasileiro, Governo do Estado do Amazonas, Amazonas Tur, Prefeitura de Manaus, NEC, Siemens, Samsung, Geriatrics, Amil, Uninorte, Invicta, EURO House Ware, entre outros. 
Transita entre a produção de arte fotográfica, editoriais de moda, retratos, publicidade, vídeos institucionais, direção de fotografia para TV e Cinema, bem como realização de projetos culturais, exposições, mostras e instalações em circuitos de arte.
Back to Top